
DENTES DO SISO
Remoção de dentes inclusos
Muitas vezes alguns dentes não "nascem" corretamente, ficando desta maneira inclusos.
Os dentes não foram criados para ficarem inclusos, por isso quando não removidos, podem levar à formação de cistos, e até tumores, podem causar cáries ou danos às raízes dos dentes vizinhos e dores. O dente mais frequentemente incluso é o 3o molar, o famoso dente do siso.
A remoção desse dente pode ser realizado em consultório odontológico na grande maioria das vezes.
Um bom cirurgião garantirá um tempo cirúrgico reduzido favorecendo a recuperação pós-operatória.
Outros motivos para a remoção desses dentes são: prevenir processos inflamatórios locais como pericoronarites (inflamação da gengiva na região do dente que está erupcionando), dentes em posição ectópica (errada), evitar apinhamentos dentários (dentes tortos), bem como evitar a presença de cárie pela dificuldade de higienização dos mesmos, e ainda, apesar de raro, evitar o aparecimento de cistos e tumores na vida adulta.
Tracionamento de dentes inclusos
Quando os dentes inclusos podem ser reposicionados em seu local ideal, ao invés de serem extraídos, pode ser realizada uma cirurgia para permitir o tracionamento ortodôntico desses dentes, indicada com mais frequencia para caninos inclusos.
Isso permite a manutenção do dente natural e evitando a necessidade de extração e posterior instalação de implantes e próteses